quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Acabo de chegar da 10ª Coordenadoria Regional de Educação. Fui convocado, como diretor de escola, para uma reunião de apresentação de um vídeo com falas para o início do ano letivo.

Logicamente tivemos uma fala (com cerca de 40 minutos) da secretária Mariza Abreu; e mais alguns vídeos com falas sobre outros temas.

Além da apresentação e defesa do "Novo Jeito", o vídeo traz uma fala do Professor Lino de Macedo, da USP; figura com boa produção em pesquisas sobre referenciais cognitivos e habilidades e competências. Conhecido lá na escola onde eu trabalho pela sua participação nos materiais de suporte teórico-metodológico para o ENEM. (quer dizer, espero que uma boa porção dos colegas tenha lido o material!!!)

Mas o "grosso do caldo" era o Governo Yeda e a blindagem à pasta de Mariza.
São minutos de uma fala que tenta ser pessoal, informal mas que nãoconsegue derrubar a antipatia construída pela figura.

Faz um balanço da educação no Governo Yeda e, com uma fala muito bem articulada - gravada na solidão de uma câmera e com a possibilidade de cortes e edições,com direito a recuos e a afastamentos do foco conforme a ênfase do assunto.


Nas suas "doces" palavras Mariza reafirmou as diferenças existentes hoje numa escola pública que praticamente universalizou a oferta e o acesso e, como em outras oportunidades, deixa claro que atribui às camadas populares algumas "dificuldades" vividas hoje na rede pública "que não se viam em décadas atrás, quando a escola era ocupada quase que exclusivamente pela classe média" (sic). Outra questão abordada foi a planejada padronização dos currículos, sob o argumento de que do jeito que está hoje não há referências comuns (sic).

Inclusive Mariza faz alusão ao movimento "Todos pela Educação" (sugiro a leitura de vários índices e estatísticas sobre a educação no Brasil e uma outra psotagem mais pra frente, quem sabe...) para justificar essa "unificação".
O vídeo, como um todo, merece uma atenção especial e um bom debate em cada escola, com os devidos contrapontos e questionamentos.

Basicamente duas coisas chamaram a atenção dos presentes.

A primeira delas é que o vídeo DEVERÁ SER PASSADO em todas as escolas e, até metade de março, um relatório DEVERÁ ser entregue na Coordenadoria. Uma eficiente (?) forma de controle e de garantia de que todo mundo ouça a Secreatária Mariza. (Sem isso acho que pouquíssimas escoals investiriam seu tempo nesse material).

A segunda questão que chama a atenção é a articulação, provavelmente construída em reuniões de chefias em POA, para a "versaõ" da campanha sindical dos out-doors: insistem na "falta de respeito", "ninguém está livre de ser criticado", "imagina um diretor com o rosto estampado em cartazes daqueles?". Como sempre, aqui em baixo a estratégia é a mesma: desviar o debate na tentativa de esvaziar o conteúdo político e todo o descalabro que vem sendo o "Novo Jeito".

Quem tem, tem medo...
Ao mesmo tempo em que ameaça sindicatos e servidores públicos, Yeda e seu governo silenciam sobre as acusações feitas peloPSOL. Com a conivência da mídia gorda, esconde-se na tentativa de construir uma agenda positiva (!!!). Entre sua s missões principais aponta a necessidade de garantir amanutenção do veto ao abono da greve aprovado em primeira votação na Assembléia Legislativa. Ô governinho positivo esse!!! Nem quero ver quando forem trabalhar uma "agenda negativa"! Sai de perto!!!!!!

O PSOL desafia o governo a processá-lo , mas Yeda diz que prefere ouvir os conselhos de sua mãe: "Não entrar em briga com bêbados" ... Mas os bêbados seguem falando , e firmes!! olhe só:

PSOL reitera denúncias ao presidente da Assembléia Legislativa
A deputada federal Luciana Genro , acompanhada do presidente estadual
do partido, Roberto Robaina e do vereador Pedro Ruas, levou, na quarta-feira de
cinzas, a mesma relações de denuncias contra a governadora Yeda Crusius
que havia apresentado a imprensa na semana passada ao presidente da Assembléia
Legislativa, deputado estadual Ivar Pavan.
Ela pediu ainda ao deputado que os informasse sobre o andamento do pedido de impeachment apresentado pelo PSOL no ano passado que ainda tramita na Comissão de Constituição e Justiça. Pavan, que estava acompanhado de outros deputados estaduais do PT, aceitou a denúncia e prometeu levar adiante o processo de impeachment que, segundo ele, deverá ser analisado pelo plenário ainda neste semestre.

Luciana informou ao sair da reunião no Gabinete da Presidência da Assembléia, que o processo tem como relator o deputado estadual Paulo Odone ( PPS) o que a deixava preocupada. Entretanto, disse também ter a certeza de que o
assunto será apreciado em plenário. Ela esclareceu ainda que o pedido de impeachment é um processo diferente da denuncia sobre a compra da casa da
governadora que está sendo analisada pelo Ministério Público de Contas.
A deputada, o vereador Pedro Ruas e o presidente estadual do PSOL,
Roberto Robaina, conversaram durante 40 minutos com Pavan e reiteraram ao deputado que as provas das denúncias já estão em mãos da juíza federal de Santa Maria, Simone Barbizan e o Poder Legislativo poderá requisitar
a apresentação em público destas provas. (veja vídeo aqui)

Notícia do site http://www.psolrs.org.br/ do dia 25 de fevereiro.

Retomam até o debate sobre o "Impedimento" de Yeda, mas os "crusius" preferem não comentarrrrrr...

Leia mais sobre as (pen)últimas em "Uma ex-governadora em atividade e conheça Walna, mais um personagem nessa intriga...