sábado, 12 de dezembro de 2009

Fragmentos

" ...SE SOMOS PROGRESSISTAS, SE ESTAMOS A FAVOR DA VIDA E NÃO DA MORTE, DA EQUIDADE E NÃO DA INJUSTIÇA, DO DIREITO E NÃO DO ARBÍTRIO, DA CONVIVÊNCIA COM O DIFERENTE E NÃO DE SUA NEGAÇÃO, NÃO TEMOS OUTRO CAMINHO SE NÃO VIVER PLENAMENTE A NOSSA OPÇÃO." (Paulo Freire - Pedagogia da Indignação)


"Viver plenamente a sua opção" é a história do companheiro Otavino Alves da Silva e ele nos conta sobre seus caminhos, seu aprender e partilhar sonhos no livro que lança na sexta-feira, dia 11 de dezembro às 19h e 30min na Casa Legislativa de Uruguaiana-RS.

O nome do livro é


"FRAGMENTOS - M
emórias de um carpinteiro que muito cedo aprendeu a dizer não!"
por
Otavino Alves da Silva
++=====================================
Também com lançam
ento previsto para 2010, na Bahia e em Minas Gerais.

Tive a honra e o prazer de conhecer este camarada de fala mansa e profunda lá pelos idos de 2002, nas vésperas da eleição do companheiro Luís Inácio. Em diversos momentos estivemos juntos construindo a vitória do operário presidente e depois das eleições na composição do Coletivo Socialista, grupo de debates e discussões que perdurou por cerca de dois anos num esforço de construção e formação política em nossa cidade.

Muito aprendi com a presença generosa do "seu" Otavino. Militante exemplar, com uma vida engajada e sua práxis socilaista, contribuiu muito com minha formação política nestes últimos anos.

Além da contribuição teórico-prática, com sua refinadas análises de conjuntura que nunca perdem a perspectiva histórica da vida, agradeço ainda pela confiança e pelo apoio nas eleições de 2008, quando pudemos caminhar juntos mais uma porção de vezes!

Otavino e eu, na União das Vilas, 2008

E pela certeza de que a luta continua, saudo e parabenizo o companheiro Otavino pelo lançamento do tão esperado livro. Uma mistura de autobiografia, ciência política e história do Brasil é o que deve ser esperado na leitura de "Fragmentos"; um relato quas eindividual mas que revela e conta toda uma época.
Hoje arrisco dizer que, para ler "...a história de uma carpinteiro que muito cedo aprendeu a dizer não" é preciso conhecer um pouco da história do Brasil no século XX; mas arrisco mais ainda ao dizer que, após esta leitura, já não poderemos contar a História do Brasil sem a história do carpinteiro. Um entre muitos. Muitos em um!
Sempre com a disposição ao diálogo; partilhando sua experiência militante pela transformação da sociedade.