segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Heróis Mundiais

* A foto é do site do Estadão. A nota recebi por e-mail do companheiro João Ozório.


La Paz, 29 ago (EFE).- O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Miguel D'Escoto, declarou hoje o presidente boliviano, Evo Morales, como "Herói Mundial da Mãe Terra", em um ato realizado no Palácio do Governo de La Paz.

Com uma medalha e um pergaminho, a Assembleia Geral da ONU reconheceu Morales como "o máximo expoente e paradigma de amor à Mãe Terra", afirma a resolução de condecoração lida durante o ato.

O documento acrescenta que a decisão foi tomada "após amplas consultas" entre representantes dos Estados que integram essa instância.

D'Escoto lembrou que Morales "foi o que mais ajudou" para que as Nações Unidas declarassem 22 de abril como Dia Inter nacional da Mãe Terra.

De seu lado, o líder afirmou que o reconhecimento não é para Evo Morales, "mas, para os antepassados e os povos originais" que "sempre defenderam à Mãe Terra".



Acrescentou que insistirá para conseguir que a comunidade internacional reconheça os direitos da Mãe Terra.

Além de Morales, o líder cubano Fidel Castro foi nomeado "herói mundial da solidariedade" e o falecido ex-presidente da Tanzânia Julius Nyerere será reconhecido como "herói mundial da justiça social".

"O que estamos querendo fazer é apresentar perante o mundo estas três pessoas e dizer que eles encarnam as virtudes, os valores dignos de serem repetidos por todos nós", concluiu.