terça-feira, 7 de abril de 2009

A mídia, a Folha e as falácias

Temos falado muito sobre a tal "fábrica de idéias", que insiste em "dizer o que devemos pensar".

No domingo a FSP (Folha Serra Presidente) publicou mais uma matéria exemplar de como não de deve fazer jornalismo. Publicou uma "reportagem" criminosa sobre um suposto plano de um suposto sequestro de um figurão civil da ditadura militar. Começou a campanha 2010!

Veja mais aqui e aqui(carta resposta na íntegra que até agora a Folha de São Paulo nãopublicou).

+++++++++++++++++++
Na mesma edição também veiculam articulista com a SUA versão da Reforma Agrária, a qual Guilherme Cassel responde claramente em coluna publicada no dia seguinte:

Essa mistura de desinformação e preconceito aparece, por exemplo, quando reclama que o Brasil é o único país que ainda realiza reforma agrária. O que não diz é que isso ocorre porque nossa elite urbana e rural nunca permitiu que ela fosse feita antes. A esmagadora maioria dos países enfrentou esse tema ainda no século 19 ou no início do século 20. É sintomático que a resistência expressa no artigo seja maior em países como Brasil, ainda marcados por profundas desigualdades sociais. Leia a coluna na íntegra aqui
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sobre a Reforma Agrária, também vivemos um novo capítulo da novela sobre as escolas itnerantes no RS. Na manhã de hoje, em Audiência Pública no Plenarinho da Assembléia Legislativa ficaram frente a frente crianças e educadores das escolas aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação e membros do Ministério Público e do Governo do Estado. Veja matéria aqui .

O MP e o Governo Yeda prometem rever suas posições! Veremos!
Há algumas semanas atrás o Ministério Público, juntamente com o Governo do estado ordenou o fechamento das escolas itnerantes.