sábado, 24 de abril de 2010

Alterações Climáticas

Uma grande reunião, aberta pelo próprio presidente Evo Morales no Estádio Municipal de Tiquipaya, com observadores, delegados e representantes de 142 países; sendo que, 42 países com representações oficiais, movimentos indígenas de todo o mundo, organizações não governamentais e agências da ONU como a UNICEF e a FAO, ativistas e cientistas, incluindo técnicos da NASA. Ao todo foram mais de 31 mil credenciados/as para os debates dos dias 20 a 23, nesta semana, em Cochabamba, na Bolívia.

Isto foi a recém encerrada Conferência Mundial dos Povos sobre Mudança Climática e os Direitos da Mãe-Terra. Com fortes críticas à Cúpula de Copenhague, realizada em dezembro de 2009, a Conferência foi clara sobre a responsabilidade pelos desastres climáticos a que estamos submetidos: o Capitalismo (ora: "sempre ele!", dirão alguns!).

Mas um evento tão abrangente como esse, que abordou tantas questões polêmicas e cruciais para nosso planeta, ganharia um declarado silêncio não fosse pela (quase) única repercussão dada pela grande mídia; no Brasil e no Mundo. Os "grandes" veículos de comunicação (ora: "sempre eles!", dirão outros!)  apelaram para a declaração de Evo Morales que, supostamente, relacionaria consumo de frango à homossexualidade.

Ora, bolas! Não sou Procurador do Governo Boliviano para querer ou precisar defender Evo, mas forçar esta leitura "aos berros" em seus veículos de informação (sic) é uma grande sacanagem - quase chega a ser galinhagem, mas como os galináceos estão no centro da questão, deixemos assim.

É provável que as virtudes políticas e da liderança popular de Morales não incluam especializações em pesquisas científicas; mas não precisa tanto para perceber e saber que tudo aquilo que ingerimos através de nossa dieta, interfere em nosso organismo. E que os frangos estão crescendo estranhamente rápido para o abate, alguns aparecem com os chamados "peitos duplos". Aí, me desculpem os produtores que afirmam que o uso de hormônios está proibido e caiu em desuso: fica difícil acreditar que não haja alguma coisa!
Tá certo que talvez não existam pesquisas comprobatórias sobre QUAIS reflexos são ou serão sentidos no corpo da população a curto, médio ou longo prazo. Evo pode ter exagerado na afirmação dos efeitos na virilidade e na "densidade capilar", mas aí a questão fica séria, penso eu, por duas razões:

1ª} A afirmação encontrada no discurso de Morales é sobre a relação entre consumo de frangos de criatórios e problemas na virilidade, "problemas no seu modo de ser como homem". Não seria necessário - e nem cabível - na abertura deste evento que Evo explicasse estar falando sobre possíveis broxadas,  impotÊncia, né?
Mas a mídia "encostou" uma palavra que não foi dita nesse discurso: afirma que EVO associou o consumo de hormônios  (através dos frangos) ao homossexualismo.
Qual a intenção dessa associação tão improvável quanto inexistente nas palavras de Evo? Provavelmente polemizar internacionalmente o presidente? Colocá-lo em colizão com os movimentos pela liberdade de expressão sexual? Ou aproximá-lo das declarações do Vaticano? Ou a pessoa que escreveu a "fonte" não diferencia homossexualidade de impotência? Ou queria criar uma manchete atraente para os "consumidores" da informação? Ou tudo isso junto?
Pode ser; ou pode ser pior...

2ª} Falar disso e não falar do principal. Esta é outra estratégia do PIG. Para não posar de totalmente tendencioso ou arbitrário, pincela algo sem sentido, superficial ou distorcido para dizer que "ouviu" e "divulgou" todas as partes, mas no fundo não traz a informação principal. Afinal, poderiam ter aberto espaço para discutir também  que

"...os países desenvolvidos têm uma ambição muito maior do que aquela que o mundo e os seus recursos finitos podem suportar. O Homem e a Mulher são parte da Terra, nascem dela e a ela regressam quando morrem. É por isso que não podemos explorá-la ou destruí-la. O capitalismo é o primeiro inimigo da humanidade e é sinónimo de desigualdade e da destruição do planeta”.

Esta afirmação é do mesmo Evo, no mesmo discurso. Daria um bom debate, não é? Mas quem quer debater isso?

Outra alternativa foi a tentativa de desqualificar a própria Conferência. Aí pode até ser que Evo tenha deixado fresta para isso, apesar de que sua frase foi bem diferente - e até bem provável - que essa veiculada à exaustão. Brevemente levantei vários links de grandes redes de comunicação (R7, G1, Folha, Estadão, etc...) e outros tantos blogs e citações no orkut, todas falando sobre a tal relação  Evo-frango-hormônio-homossexualismo, relação que não existe - pelo menos não nessa ordem, nem nesses termos. è uma repercussão imensa! (Sobre os links, achei que eles já tem espaço demais para mercer que eu linke aqui).

Mas esse desejo de retirar a legitimidade do encontro é compreensível, ainda mais quando vemos que o resultado e as proposições da Conferência caminham no sentido da criação de um Tribunal Internacional de Justiça Climática e Ambiental, com sede na Bolívia; e impulsionamento à cobrança de dívidas aos países ricos por contaminar o planeta. Tem muita gente que não vai gostar disso!

E que tal se dessem atenção a mais uam citação de Morales - do mesmo discurso:

"O sistema capitalista mercantiliza tudo, até a nossa água. Continuar com o capitalismo é conduzir-nos à morte. Temos de proporcionar o equilíbrio da natureza e a igualdade entre os seres humanos. Não há equilíbrio quando um porcento da população detém 50 por cento da riqueza mundial. A água, a biodiversidade, a natureza devem ser protegidas para assegurar a paz entre os povos”.

Aqui em Uruguaiana, tem até "José" bradando contra o Tribunal de Contas e fazendo gato-e-sapato para privatizar a água. E olha que essa história de água privatizada, Cochabamba conhece bem!

***
Para finalizar a postagem, com essa questão da água; vale lembrar que há protocolado na Assembleía Legislativa do RS, uma PEC, desde 2008. É a PEC 202/2010, a PEC da Água, protocolada em 2008 pelo Deputado Ronaldo Zülke. Ela trata da água como recurso indisponível à privatização e representaria um grande avanço na defesa dos nossos recurso hídricos, sobretudo o cobiçado Aquifero Guarani.

Enquanto esse movimento pipoca por boa parte do interior do estado, Santana do Livramento, com organização do 23º Núcleo do Cpers/Sindicato organizou uma passeta com mais de 2 mil pessoas contra a poluição do Aquifero. Juca Sampaio, professor da rede estadual e Diretor do CPERS, juntamente com outras entidades da cidade entregou documento na Prefeitura com manifestação contrária À instalação de um "lixão" em área que colocaria em risco a pureza do aquifero. Leia mais no PORTAL DO CPERS.