sábado, 5 de junho de 2010

Mais uma pesquisa... iiiihhhh(burp)

O IBOPE divulgou nova pesquisa.
Após ter sido desmentido ou, pelo menos, contrariado por diferentes institutos de pesquisa, o IBOPE divulga novos números.

Quando o IBOPE insistia em uma vantagem pró-Serra, todas as outras pesquisas de intenção de voto apontavam o crescimento de Dilma Roussef. E mais: apontavam que Dilma já está superando Serra na intenção de votos e pode, inclusive - é uma possibilidade - encerrar a eleição já no 1º turno.

Mas o IBOPE não se entrega!
Em nova pesquisa, anunciada hoje, para não dar o braço a torcer e admitir que seus resultados anteriores, no mínimo, destoavam dos demais levantamentos, o IBOPE apresenta um empate técnico entre o tucano e a petista.

O empate não é espantoso. A eleição ainda está indefinida, mas mais curioso têm sido a forma de divulgação deste "novos" números. Em geral, os grandes portais e os "principais" veículos de comunicação do centro do país apresnetam manchetes no sentido de enfatizar que "Estão empatados", "Ninguém vence no 1º turno", manchetes milimetricamente calculadas para ofuscar as dificuldades do candidato sem vice firmar-se.

A impressão que causa ao primeiro olhar é que, após semanas de crescimento de Dilma, agora Serra começa sua arrancada triunfal; só que, nas entelinhas (miúdas) o próprio Ibope afirma que Dilma cresceu 5 pontos e Serra caiu 3.
- Vai catar coquinho, José!

Humor boquirroto
No portal UOL colocaram um "suposto" analista para comentar a pesquisa. Entre as pérolas de Fernando Rodrigues está a afirmação de que, em junho, Dilma não apareceu ao lado de Lula e por isso não teve crescimento (apesar de o resultado da pesquisa apontar para aqueles 5% +)... Mas analisar o desempenho no mês de junho?? Numa pesquisa realizada entre 31 de maio e 3 de junho?? Ahhhhh... faça-me o favor! É muita forçação de barra! Vamos respeitar a inteligÊncia das pessoas! Até o xilique do Serra com o tal dossiê (feitiço contra o feiticeiro?) foi menos ridículo!