segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

o Homem-Aranha é um dos nossos

Peter Parker é o típico jovem estudante, preocupado com o futuro profissional e com a grana do fim do mês para pagar o maldito aluguel; sem namorada, sem carro, vivendo no subúrbio, equilibra os dilemas do dia-a-dia com o compromisso de usar o poder que tem em defesa da cidade e das pessoas, sem poder nem ao menos aproveitar de nenhum reconhecimento ou vantagem. A identificação com o aracnídeo é imensa! Já são mais de quatro décadas que gerações se encantam com os poderes e as angústias do Homem Aranha! O perfil transgressor da concepção do Aranha (criado por Stan Lee) reside no fato de que um fracote, nerds, desajustado, fora dos grupos "populares" da escola, praticamente um despossuído na sociedade de consumo norte-americana, carente, órfão, criado pelos tios, com problemas de convivência, achacado pelo mau-humor diário do chefe na redação do Clarim, sempre com aluguel atrasado, com trabalho por entregar e, de dentro de todas essas fraquezas e limites tão humanos que poderia ser de qualquer um de nós, surge a virtude! Logicamente, não sem viver um conflito existencial que permite emergir a nobreza do verdadeiro herói. No paradoxo da fragilidade humana e da disposição firme de fazer o bem, o Aranha é o herói da minha infância e, de certa forma, uma referência. Para mim há uma série de mensagens bastante especiais nas suas histórias. Em especial me agrada e me provoca o enunciado do Tio Ben "Um grande poder traz uma grande responsabilidade"; ao que acresecentaria que "qualquer" poder traz responsabilidade. Mas agora, que tal uma canção?

"no es lo mismo pero es igual " (ou 6 por meia dúzia)

Aqui em Uruguaiana, ao que tudo indica, nossa Câmara Municipal, mais do que nunca, será um apêndice da prefeitura (e quase tudo indica isso mesmo). Além da composição com cinco cadeiras ocupadas por correligionários do Prefeito José Francisco-PSDB, mais duas vagas estão com a Arena/UDR (hoje chama PP). Como se não bastasse, a prefeitura ditou o roteiro para a posse e eleição da Mesa diretora dessa legislatura.

Houve uma tentativa de "virada" na sessão, mas que acabou frustrada pela ação rápida da GESTAPO (Grupo de ESTudos e Apoio Político). Até que frustrada nem é bem a palavra; afinal, o biombo quase caiu em menos de 1 hora da atual legislatura, quando tudo parecia estar sob controle.
Feitos os enquadramentos e ajustes (puxões de orelhas) necessários, voltou cada um pro seu quadrado e foi eleita a vereadora Neraí Kaufmann - PSDB para presidir o Poder Legislativo Municipal e, em primeira ação, coroar; digo, empossar o Prefeito.
No discurso inicial, o Prefeito já sinalizou alguns temas para 2009: água e esgoto em Uruguaiana e educação. (certamente falaremos muito sobre isso...)

E a tucanagem continua por aqui: com o discurso de economia com recursos públicos, a vereadora Neraí-PSDB nomeou um funcionário do quadro da Câmara Municipal, sem nomear CC, mas, logicamente, pagará a FG pela chefia. Deslocou um servidor de um setor, abrindo uma vaga que será preeenchida por outro que poderá também receber FG pelo setor e ainda ter a contratação ou nomeação de mais um servidor para suprir - ou ainda um estágio.
No final das contas o custo será o mesmo...mas até aí tudo bem, não fosse o alarde que os menestréis da fronteira fazem diariamente para louvar o choque de gestão do pê-ésse-dê-bê! Haja paciência!

Bueno...orçamento aprovado...2009 já vai aí com mais de meio mês... vamos indo!

Pra começar; vamos pelo início... Pra quê mais um Blog na rede?


Blogar e escrever é uma necessidade nova. Em tempos de comunicação rápida, instantânea; todo mundo tem o que dizer sobre quase tudo.

A idéia desse blog é simples: escrever e reescrever.

Apontar sugestões de leituras de notícias ou artigos, de livros e PRINCIPALMENTE oferecer espaços às sub versões , a outros olhares possíveis para cada assunto. Dar voz e texto a outra opinião possível, às vezes minha, às vezes não.
talvez nem sempre um espaço de originalidade, mas com muita conectividade.
Alguém já disse que nada se cria, tudo se copia, né? Aliás , antes disso Lavousier já tinha dito que "na natureza na se perde, tudo se transforma". Então tô isento nessa...
Pois bem, releituras, antropofagias, amálgamas e mediações à parte vamos falar, teclar, escrever, sentir, pensar, opinar, expressar, interpretar, discutir e partilhar... tá feito o convite!

Vamos lá!
Tomara que possamos provocar e manter bons debates aqui e a partir daqui!
Sobre a imagem da janela - acho um bom signo para conexão, contato - é fotoarte de Sílvio Zamboni na Imã Foto Galeria.