domingo, 23 de maio de 2010

Batendo lata...

E os "DEMOs" querem falar em terrorismo campesino...

Reforma Agrária: Necessidade Urgente!

PAIVA, Marcelo Wathely. Reforma Agrária: necessidade urgente. São Paulo. Ed. Paulinas; 1987.

O que ocorre é que o período colonial já acabou, mas os colonizadores apenas trocaram de roupa. Hoje eles são so grandes latifundiários, ainda do campo, e gozam de imenso poder junto aos políticos em Brasília. (p. 41)

A grande difernça entre o latifúndio brasileiro e o de outros países é a grande extensão. Ao se comparar, constatamos que o que existe no Brasil são superlatifúndios, pois na Europa uma extensão de terra com 50 hectares já é considerada latifúndio, área esta considerada, no Brasil, como média propriedade. (p.46)

"Nós, enquanto homens da Igreja, aprendemos que a propriedade particular, a respeito da qual se fala tanto, é um direito. Ma sé um direito enquanto, na prática, for acessível a todos. Esse negócio de ficar defendendo propriedade particular como direito de todos, quando poucos a possuem, tem que mudar. Isso é hipocrisia e farisaismo porque a propriedade particular sem função social se torna um roubo"
"Violenta é a lei que possibilita à autoridade reintegrar a posse de um terreno e colocar na rua milhares de famílais que não tem para ond eir, enquanto o terreno permanece desocupado."
(entrevista com D. Angélico, arcebisbo da Arquidiocese de São PAulo, na década de 80) (p.70 a 74)