segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Galeano vê a democracia mundial


Como prometido aqui está a transcrição da fala de Eduardo Galeano, no vídeo do post abaixo. Não que seja pela compreensão, por que ele fala em espanhol muito facil de ser entendido.; mais pelo registro mesmo. Pode ser útil...

olá! Boa noite a todos!Antes de tudo estou moralmente obrigado a contestar algumas terríveis calúnias que se têm passado.
Em primeiro lugar que "As veias abertas" não foi escrita há 40 anos, são trinta e um pouquinho só!
E em segundo lugar, isto de que sou irônico e sarcástico!? Isto não corresponde a realidade. Eu simplesmente conto as coisas que vejo.
Por exemplo, outro dia eu escutei um cozinheiro que reuniu todas as aves: as galinhas, os gansos, os pavões, os faisões e os patos. E escutei o que ele dizia - me pareceu interessante e queria contar-lhes.O cozinheiro lhes perguntava com que salsa queriam ser comidas! Umas das aves, creio que uma humilde galinha, disse: - Nós não queremos ser comidas de maneira alguma. Ao que o cozinheiro respondeu: - Isto está fora de questão!
Me pareceu interessante essa reunião porque me parece uma metáfora do mundo. O mundo está organizado de tal maneira que temos o direito de escolher a salsa com que seremos comidos.(aplausos)
Quem manda no mundo?
Dizem que é um mundo democrático. Mas eu me pergunto até que ponto é democrático onde a soberania dos países foi convertida em um objeto.
Vou citar exemplos concretos que me parecem úteis. Por exemplo o organismo que governa aos governos no mundo de hoje, o Fórum Monetário Internacional está dirigido por cinco países.E dá as ordens a quase todos os países do mundo, salvo aos países que dão as ordens, claro! Porque podem ser sádicos, porém não masoquistas! (risos e aplausos)
O Banco Mundial é mais democrático e temos que reconhecê-lo e deixar clara essa grande diferença: enquanto o Fundo Monet´rio Internacional é dirigido por 5 países, o Banco Mundial é dirigido por 8 países !
Depois temos a Organização Mundial de Comércio, cujos estatutos definem que as decisões se tomarão por voto democrático. NUNCA SE VOTOU NA OMC ! (risos) NUNCA! Nenhuma Vez!
Se utiliza o princípio stalinista da aclamação. As decisões se tomam por aclamação. O organismo anterior, que se chamava GATT, votou uma vez; não foi uma boa experiência e não se repetiu. Nunca se repetiu.
Então, podemos falar de um mundo democraticamente organizado quando o mundo depende de trÊs organismos não democráticos que tomam as decisões no lugar da humanidade?
A guerra e a paz
Poderíamos também, se o tempo permitir, falar do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que hoje em dia parece que as guerras estão bem quando as Nações Unidas as aprovam e estão ruim quando não as aprovam.Porém de quem parte está definição? AS Nações Unidas estão formadas por uma Assembléia Geral, e ali estão todos os países. Todas as vozes (...) Mas é simbólica! A Assembléia Geral é simbólica! Não toma decisões, apenas formula recomendações. As decisões são tomadas pelo Conselho de Segurança que é formado pelos cinco países que têm direito de veto. Quem tem direito de veto é que decide.Eles velam pela paz mundial porém são so cinco principais fabricantes e vendedores de armas no mundo ! (aplausos)Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e China: os cinco principais fabricantes de armas do mundo são os que tem a seu cargo nossa paz. Fazem o negócio da guerra e vendem a paz também. (aplausos)
E como se mantém esse sistema de poder ?
Onde? Como? Através sobretudo dos grandes meios de comunicação que reproduzem o sistema de poder e que tomam exames de democracia de cada país. São grandes meios de comunicação que confundem a liberdade de expressão com a liberdade de pressão. E foram definidos com maestria por algum anônimo que escreveu em um muro "Nos diários dizem : Chove!"
Caso Venezuela
O caso mais claro e escandaloso de manipulação da opinião pública mundial é o caso da Venezuela.No teatro do bem e do mal há uma distribuição de funções entre os anjos e demônios. E Hugo Chávez é um dos principais demônios, é um ditador do ponto de vista da fábrica da opinião pública mundial. Hugo Chávez é um ditador, um estranho ditador sem dúvida! Ganhou 8 eleições em 5 anos. E agora recentemente, no referendo foi o primeiro presidente na história da humanidade que colocou seu cargo à disposição das pessoas; e ganhou! 6 x 4! 60% contra 40%.Foram eleições a que assiti como observador e posso dar o testemunho que foram eleições transparentes. Foi a primeira eleição que se conseguiu evitar que os mortos votassem (risos) que na Venezuela tinham esse mal-costume de votar!E também, se consguiu evitar que cada pessoa votasse muitas vezes. Por mal d eparkinson que muita gente colocava muitos votos nas urnas, a mesma pessoa.Então a Venezuela é um país estranho onde ocorre isso e aomemso tempo o mundo assiste às denúncias por falta de liberdade de expressão. Quando liga-se a televisão e na tela da televisão se assiste a um senhor que diz "Aqui não há liberdade de expressão!"Liga o rádio, e na rádio há uma voz que clama "Aqui não há liberdade de expressão!".E abre o diário e um título que diz no jornal " Aqui não há liberdade de expressão!"
Os (muy!!!)democratas venezuelanos
Só um meio de comunicação foi fechado nos últimos cinco anos: o canal 8 de Televisão, porém não foi fechado por Chávez mas pelos "democratas" que tomaram o poder por um golpe de Estado durante 48 horas. Em 48 horas fecharam tudo!!! Fecharam a Assembléia Geral!!! Anularam a Constituição !!!!Estranha ditadura e estranhos democratas!!
Considerações finais
Eu creio que existe aí um divórcio exemplar entre a realidade real e a realidade virtual que os meios de comunicação mostram como única realidade possível.E qual a explicação para isso? Lhes conto.
Em Venezuela haviam 5 milhões de pessoas sem direitos cívicos porque não tinham documentos, e seus filhos não podiam ir às escolas porque não tinham certidões de nascimento. Isso é o que Chávez está mudando!
Pois em pleno paraíso petrolífero que chamamos de "Venezuela Saudita" havia um milhão e meio de analfabetos, que agora estão se alfabetizando. E isso explica a fúria dos grande meios, ditos de comunicação, que "incomunicam" a gente. Comunicação incomunicante!
E também explica o resultado dessa eleição e das eleições anteriores porque existe um povo que resume sua atitude de maneira perfeita atravéz da frase, que disse um venezuelano pobre que foi entrevistado recentemente - que é mais expressiva que qualquer discurso - disse:
"Eu não quero que Chávez se vá porque não quero voltar a ser invisível!"

por quê não se cala?

É estranha a forma de nossas burguesias latino-americanas se reportarem à democracia quando seus resultados eleitorais não correspondem aos seus interesses. No Brasil é comum ler muita gente de "otoridade" afirmar que um cara como Lula só tem o êxito que tem por causa da desinformação e ignorância da maioria do "povinho" que se contenta com pouco. O mesmo povo "bão" que elegeu o príncipe FFHH para comandar a venda do país e modernizar, a seu modo, a economia e o Estado Brasileiro. Só pra ilustrar (eu nem ia falar disso mas é que dá raiva!) a edição da Veja da semana passada além de colocar a foto de Lula ao lado da foto do "Castelo de Edemar(DEM), - em duas matérias bem distintas, mas estratégicamente emparceiradas no visual para quem folheará apressadamente a revista nos consultórios pelos próximos meses - cita que Lula tem o discurso adequado (populista segundo as elites) e a caneta na mão (num tom pejorativo, insinuando autoritarismo, eu diria). Por acaso ninguém suspeita que Lula, o Governo e o PT façam política não? (melhor nem ver mas a matéria da VEJA tá aqui)

Mas o caso mais emblemático de toda a oposição conservadora do mundo é o que se abate sobre a Venezuela. O resultado eleitoral desse domingo (15/02) masi uma vez calou a boca da grande imprensa mundial e de seus repetidores em todos os níveis. Para falar sobre democracia no mundo e , em especial na Venezuela, deixo um vídeo do Galeano, de algum tempo atrás, que permanece atual e merece ser revisto
Downloads: 0 Views: 107507
Amanhã, eu coloco também a transcrição que fiz dessa fala do Galeanao...agora tenho q dormir!!!!! Abraço!

EM TEMPO: Com pesar ao dar a nota sobre a vitória do SIM chavista no domingo, VEJA ainda se presta a nominar no seu link como "Chávez mais autoritário" ... Haja paciência!!! Por quê a revista não se cala???

Os que acusam Yeda!?

Aqui no RS ainda repercutem os outdoors! Mesmo que estejam devidamente cobertos, já revelaram a face do Governo. Não que tenham sido ditas novidades, muito pelo contrário(!), a queda livre tem sido anunciada pelos próprios aliados do Governo. Para provar isso, reproduzo abaixo algumas falas que deveriam estar incluídas entre as ameaças de processo e censura... o problema é que são de "aliados"! E revelam ainda mais a intensidade das mazelas que o RS sofre com esse "des"governo tucano.
(Estas falas foram extraídas do RS Urgente, blog que acompanho e recomendo a leitura dos posts de sexta e sábado)

Chico Santa Rita, marqueteiro de Yeda, em 2006, após receber cheque
sem fundos e se desligar da campanha:
“Ela fala em planejamento, mas onde está o planejamento da própria campanha? Ela dizia que planejar é lançar uma luz sobre o futuro. A luz que ela lança sobre o futuro está com a lâmpada queimada”. A campanha é absurda, feita sem planejamento, sem respeito humano. Espero que o crescimento que essa campanha ia ter, porque era viável, seja abortado pelos gaúchos. O que seria desse Estado, que já tem problemas, se cair na mão desse pessoal.”

Paulo Feijó, vice-governador, em entrevista ao jornal ABC Domingo
(27/01/2007), acusa Yeda de mentir sobre o tema dos impostos:
“Ela categoricamente disse várias vezes: ‘No meu governo não haverá aumento de imposto. No meu governo não haverá manutenção disso’”

Ex-secretário estadual de Segurança Pública, Ênio Bacci, logo
após ser demitido pela governadora, em abril de 2007:
“Venceu a bandidagem.”

Antônio Dorneu Maciel, em conversa telefônica com o ex-presidente do
Detran, Flávio Vaz Netto, interceptada pela Operação Rodin que apurou a fraude no Detran:
“Ela é sem-vergonha mesmo. Ela faz assim. Ela logra as pessoas. Ela joga uns contra os outros. Tá vendo. Tá vendo. Ela já ta criando inimizade com o Flávio e comigo.”

Paulo Feijó, vice-governador, em entrevista ao Valor(14/07/2008):“É centralizadora e totalmente autoritária, não dá responsabilidade a absolutamente ninguém, Ela nos abandonou, nos traiu”.

Mercedes Rodrigues, ao pedir demissão da Secretaria estadual da
Transparência, criada após escândalos de corrupção (Outubro de 2008):
"Não há interesse verdadeiro do governo em combater as irregularidades. Que desculpa iremos apresentar quando ocorrer de novo? Não poderemos mais dizer que não sabíamos. Se eu ficasse, estaria avalizando essa situação”.

Paulo Feijó, em artigo no seu blog, em novembro de 2008 “Nosso governo pensou em zerar seu déficit em dois anos e deixar para que os outros governos paguem os próximos 28 anos desta dívida. O nosso governo tergiversa, esconde-se ou sai pela tangente quando se fala que o empréstimo foi um mau negócio para os gaúchos. Afinal, é o povo que pagará mais essa conta, cobrada em prestações mensais desde já”.

No fundo chega a ser divertido, tem uma pitada de comédia! Mas quando a gente chega na escola pública estadual, por exemplo, a gente lembra que a história é triste.