segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Galeano vê a democracia mundial


Como prometido aqui está a transcrição da fala de Eduardo Galeano, no vídeo do post abaixo. Não que seja pela compreensão, por que ele fala em espanhol muito facil de ser entendido.; mais pelo registro mesmo. Pode ser útil...

olá! Boa noite a todos!Antes de tudo estou moralmente obrigado a contestar algumas terríveis calúnias que se têm passado.
Em primeiro lugar que "As veias abertas" não foi escrita há 40 anos, são trinta e um pouquinho só!
E em segundo lugar, isto de que sou irônico e sarcástico!? Isto não corresponde a realidade. Eu simplesmente conto as coisas que vejo.
Por exemplo, outro dia eu escutei um cozinheiro que reuniu todas as aves: as galinhas, os gansos, os pavões, os faisões e os patos. E escutei o que ele dizia - me pareceu interessante e queria contar-lhes.O cozinheiro lhes perguntava com que salsa queriam ser comidas! Umas das aves, creio que uma humilde galinha, disse: - Nós não queremos ser comidas de maneira alguma. Ao que o cozinheiro respondeu: - Isto está fora de questão!
Me pareceu interessante essa reunião porque me parece uma metáfora do mundo. O mundo está organizado de tal maneira que temos o direito de escolher a salsa com que seremos comidos.(aplausos)
Quem manda no mundo?
Dizem que é um mundo democrático. Mas eu me pergunto até que ponto é democrático onde a soberania dos países foi convertida em um objeto.
Vou citar exemplos concretos que me parecem úteis. Por exemplo o organismo que governa aos governos no mundo de hoje, o Fórum Monetário Internacional está dirigido por cinco países.E dá as ordens a quase todos os países do mundo, salvo aos países que dão as ordens, claro! Porque podem ser sádicos, porém não masoquistas! (risos e aplausos)
O Banco Mundial é mais democrático e temos que reconhecê-lo e deixar clara essa grande diferença: enquanto o Fundo Monet´rio Internacional é dirigido por 5 países, o Banco Mundial é dirigido por 8 países !
Depois temos a Organização Mundial de Comércio, cujos estatutos definem que as decisões se tomarão por voto democrático. NUNCA SE VOTOU NA OMC ! (risos) NUNCA! Nenhuma Vez!
Se utiliza o princípio stalinista da aclamação. As decisões se tomam por aclamação. O organismo anterior, que se chamava GATT, votou uma vez; não foi uma boa experiência e não se repetiu. Nunca se repetiu.
Então, podemos falar de um mundo democraticamente organizado quando o mundo depende de trÊs organismos não democráticos que tomam as decisões no lugar da humanidade?
A guerra e a paz
Poderíamos também, se o tempo permitir, falar do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que hoje em dia parece que as guerras estão bem quando as Nações Unidas as aprovam e estão ruim quando não as aprovam.Porém de quem parte está definição? AS Nações Unidas estão formadas por uma Assembléia Geral, e ali estão todos os países. Todas as vozes (...) Mas é simbólica! A Assembléia Geral é simbólica! Não toma decisões, apenas formula recomendações. As decisões são tomadas pelo Conselho de Segurança que é formado pelos cinco países que têm direito de veto. Quem tem direito de veto é que decide.Eles velam pela paz mundial porém são so cinco principais fabricantes e vendedores de armas no mundo ! (aplausos)Estados Unidos, Inglaterra, França, Rússia e China: os cinco principais fabricantes de armas do mundo são os que tem a seu cargo nossa paz. Fazem o negócio da guerra e vendem a paz também. (aplausos)
E como se mantém esse sistema de poder ?
Onde? Como? Através sobretudo dos grandes meios de comunicação que reproduzem o sistema de poder e que tomam exames de democracia de cada país. São grandes meios de comunicação que confundem a liberdade de expressão com a liberdade de pressão. E foram definidos com maestria por algum anônimo que escreveu em um muro "Nos diários dizem : Chove!"
Caso Venezuela
O caso mais claro e escandaloso de manipulação da opinião pública mundial é o caso da Venezuela.No teatro do bem e do mal há uma distribuição de funções entre os anjos e demônios. E Hugo Chávez é um dos principais demônios, é um ditador do ponto de vista da fábrica da opinião pública mundial. Hugo Chávez é um ditador, um estranho ditador sem dúvida! Ganhou 8 eleições em 5 anos. E agora recentemente, no referendo foi o primeiro presidente na história da humanidade que colocou seu cargo à disposição das pessoas; e ganhou! 6 x 4! 60% contra 40%.Foram eleições a que assiti como observador e posso dar o testemunho que foram eleições transparentes. Foi a primeira eleição que se conseguiu evitar que os mortos votassem (risos) que na Venezuela tinham esse mal-costume de votar!E também, se consguiu evitar que cada pessoa votasse muitas vezes. Por mal d eparkinson que muita gente colocava muitos votos nas urnas, a mesma pessoa.Então a Venezuela é um país estranho onde ocorre isso e aomemso tempo o mundo assiste às denúncias por falta de liberdade de expressão. Quando liga-se a televisão e na tela da televisão se assiste a um senhor que diz "Aqui não há liberdade de expressão!"Liga o rádio, e na rádio há uma voz que clama "Aqui não há liberdade de expressão!".E abre o diário e um título que diz no jornal " Aqui não há liberdade de expressão!"
Os (muy!!!)democratas venezuelanos
Só um meio de comunicação foi fechado nos últimos cinco anos: o canal 8 de Televisão, porém não foi fechado por Chávez mas pelos "democratas" que tomaram o poder por um golpe de Estado durante 48 horas. Em 48 horas fecharam tudo!!! Fecharam a Assembléia Geral!!! Anularam a Constituição !!!!Estranha ditadura e estranhos democratas!!
Considerações finais
Eu creio que existe aí um divórcio exemplar entre a realidade real e a realidade virtual que os meios de comunicação mostram como única realidade possível.E qual a explicação para isso? Lhes conto.
Em Venezuela haviam 5 milhões de pessoas sem direitos cívicos porque não tinham documentos, e seus filhos não podiam ir às escolas porque não tinham certidões de nascimento. Isso é o que Chávez está mudando!
Pois em pleno paraíso petrolífero que chamamos de "Venezuela Saudita" havia um milhão e meio de analfabetos, que agora estão se alfabetizando. E isso explica a fúria dos grande meios, ditos de comunicação, que "incomunicam" a gente. Comunicação incomunicante!
E também explica o resultado dessa eleição e das eleições anteriores porque existe um povo que resume sua atitude de maneira perfeita atravéz da frase, que disse um venezuelano pobre que foi entrevistado recentemente - que é mais expressiva que qualquer discurso - disse:
"Eu não quero que Chávez se vá porque não quero voltar a ser invisível!"

Nenhum comentário: