Falo do Obelisco da Rendição, fincado no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Flores da Cunha.
Maurício Saraiva deu uma informação incorreta, apesar de comumente divulgada daquela forma. Disse ele que aquele obelisco marca o local da rendição do exército Paraguaio às tropas da Tríplice Aliança durante a chamada Guerra do Paraguai (na verdade quem chama assim somos nós brasileiros, os paraguaios chamam, acertadamente, de Guerra da Tríplice Aliança).
Acontece que a rendição das tropas do tenente coronel Estigarribia aconteceu na antiga Praça da Matriz, em 18 de setembro de 1865, fato que alterou o nome da praça para Praça da Rendição. Em 1965, no centenário dessa rendição, já em um contexto de paz mas dentro dos ditames da Segurança Nacional, a visita de autoridades paraguaias gerou a troca do nome da Praça para Praça do barão do Rio Branco (se explica também pela busca de heróis nacionais que garantiram, de certa forma, uma identidade territorial e para não causar constrangimentos aos descendentes de SolanoLópez). Entre outras celebrações, houve a inauguração do Obelisco comemorativo,que leva o nome de Obelisco da Rendição mas NÃO ASSINALA o local da rendição.
Bueno...essa é uma polêmica antiga... mas agora eu vou lá ver que a minha Ilha do Marduque já tá esquentando... E vem atrás do BI!!!!!!
"Já fiz de tudo...
briguei com o mundo...""
Fuuuuiiiiiiiiii !
2 comentários:
Éééééééé campeã!!!
A Ilha arrasou na avenida!!! Emocionantes os dois desfiles...
"Marduque me faz feliz
Mãe África é nossa raiz
Ecoam os tambores da Ilha
Uruguaiana é só alegria"
A Ilha ser bi-campeã (sem o Doutor!) é uma das uma pequenas (?) contra-hegemonias diárias... adoro isso!!!
Abraços!
Postar um comentário