domingo, 8 de março de 2009

O recuo da bateria...

Estava assistindo à transmissão do Carnaval daqui deUruguaiana pela TV Com (e ouvindo ao vivo, já que moro bem pertinho da Passarela do Samba), mas me chamou atenção uma coisa que não tem relação com enredo, nem com alegorias ou fantasias... talvez uma pequena relação com a bateria, já que era ali que acontecia o esperado recuo.

Falo do Obelisco da Rendição, fincado no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Flores da Cunha.
Maurício Saraiva deu uma informação incorreta, apesar de comumente divulgada daquela forma. Disse ele que aquele obelisco marca o local da rendição do exército Paraguaio às tropas da Tríplice Aliança durante a chamada Guerra do Paraguai (na verdade quem chama assim somos nós brasileiros, os paraguaios chamam, acertadamente, de Guerra da Tríplice Aliança).

Acontece que a rendição das tropas do tenente coronel Estigarribia aconteceu na antiga Praça da Matriz, em 18 de setembro de 1865, fato que alterou o nome da praça para Praça da Rendição. Em 1965, no centenário dessa rendição, já em um contexto de paz mas dentro dos ditames da Segurança Nacional, a visita de autoridades paraguaias gerou a troca do nome da Praça para Praça do barão do Rio Branco (se explica também pela busca de heróis nacionais que garantiram, de certa forma, uma identidade territorial e para não causar constrangimentos aos descendentes de SolanoLópez). Entre outras celebrações, houve a inauguração do Obelisco comemorativo,que leva o nome de Obelisco da Rendição mas NÃO ASSINALA o local da rendição.


Bueno...essa é uma polêmica antiga... mas agora eu vou lá ver que a minha Ilha do Marduque já tá esquentando... E vem atrás do BI!!!!!!
"Já fiz de tudo...

briguei com o mundo...""



Fuuuuiiiiiiiiii !

2 comentários:

Unknown disse...

Éééééééé campeã!!!

A Ilha arrasou na avenida!!! Emocionantes os dois desfiles...

"Marduque me faz feliz
Mãe África é nossa raiz
Ecoam os tambores da Ilha
Uruguaiana é só alegria"

A Ilha ser bi-campeã (sem o Doutor!) é uma das uma pequenas (?) contra-hegemonias diárias... adoro isso!!!

Abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.